5/3/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os agentes do Programa de Controle da Dengue vinculado ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Indaiatuba participaram de uma capacitação sobre as novas estratégias de combate à doença nesta segunda-feira (04). O município está iniciando a implantação do projeto intitulado “Cidade Limpa é Cidade Saudável”, que viabiliza a modificação das estratégias de controle da doença priorizando as situações que representam maior disco de proliferação do mosquito transmissor.
O objetivo do projeto é agilizar os processo administrativos e de campo estabelecendo um novo modelo de gestão de trabalho tendo como foco: moradores que recolhem e armazenam materiais recicláveis; cadastramento e emplacamento de terrenos baldios; emissão de comunicado de advertência quando encontradas situações favoráveis à proliferação do mosquito e coleta de larva; envio de correspondência após a advertência indicando ações específicas para o morador evitar a infestação do vetor; cadastro e envio de correspondência informativa para imóveis com piscina e outros criadouros de difícil acesso para a equipe de rotina; e emissão de comunicado para os moradores que se recusarem a receber os agentes de controle da dengue.
O “Cidade Limpa é Cidade Saudável” prevê a colocação de placas com o logotipo de projeto nos terrenos baldios, mediante a autorização do proprietário, e a panfletagem nas imediações do local pedindo a colaboração dos moradores para que não joguem lixo e entulho no terreno. Prevê também a realização de um curso de vigilância em saúde direcionado aos catadores de material reciclável que abordará temas como o armazenamento correto dos materiais, cuidados com animais peçonhentos, dengue e higiene básica.
“Desenvolvemos esse projeto com o intuito de monitorar os locais de difícil acesso e de maior risco de proliferação do Aedes aegypti, ampliando a orientação educacional. Vamos notificar e informar todos sobre os métodos de combater a dengue e os riscos que a doença oferece, independentemente se o imóvel está fechado ou se o munícipe não quis nos receber. Vamos ampliar muito a informação sobre dengue em nossa cidade”, afirmou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Piveta.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com 22 agentes de controle da dengue, dois supervisores e um agente de informação, educação e comunicação (IEC). Em breve estes profissionais passarão ainda por um treinamento relacionado ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A intenção é capacitá-los a orientar os munícipes caso se depararem com pessoas com sintomas de dengue nas visitas de rotina nas residências.
Com o slogan lançado pelo Ministério da saúde “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, a campanha de combate à dengue desde ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta sobre os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.