Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

5/2/2013 - Indaiatuba - SP

Secretaria de Saúde inicia expansão e qualificação da atenção básica




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Com o objetivo de consolidar a atenção básica como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde iniciou em janeiro uma reorganização dos serviços com a intenção de criar novas equipes de Saúde da Família, completar algumas já existentes e ampliar a abrangência da atenção básica. Para isso a secretaria iniciou em janeiro o remanejamento de funcionários, alterações que estão sendo efetivadas de forma a proporcionar mais qualidade de vida para os mesmos, transferindo-os, na medida do possível, para unidades mais próximas de suas residências.

Haverá ainda a contratação de funcionários por meio de concurso público, a ser realizado este ano. A Lei nº 6.093 de dezembro de 2012 trata da criação de 884 cargos de carreira de provimento efetivo no quadro de pessoal da administração pública municipal para atender as necessidades de diversas secretarias municipais. Dentre eles foi estabelecida a criação de 100 cargos de Técnico de Enfermagem e 50 cargos de Agente Comunitário de Saúde.

“Nosso foco é priorizar, expandir e qualificar a atenção básica de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, que compreende a saúde da família como a estratégia principal para mudança do modelo de atenção básica, que deverá sempre se integrar a todo o contexto de reorganização do sistema de saúde. Com essas alterações teremos condições de obter recursos federais para ampliar ainda mais a cobertura”, argumentou o secretário da pasta, dr. José Roberto Stefani.

Estão previstas a criação de equipes de saúde da família nos Programas de Saúde da Família (PSF) do Jardim Oliveira Camargo e do Aldrovandi e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Califórnia. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de saúde da família, um enfermeiro, dois auxiliares ou técnicos de enfermagem, de quatro a seis agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Em 2012 quatro postos de PSF (Programa de Saúde da Família) de Indaiatuba obtiveram certificação com desempenho considerado ótimo no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde. Com o resultado a Secretaria de Saúde de Indaiatuba passou a receber mensalmente R$ 26.400,00 para investir na ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica das quatro unidades inscritas no programa: PSF do Jardim Carlos Aldrovandi, PSF do Parque Indaiá, PSF do Jardim Oliveira Camargo e PSF do Jardim do Sol.

Para 2013 estão previstas a implantação de três novas UBS e a reforma e ampliação de outras três. Teve início este ano a construção da UBS do Jardim João Pioli e a ampliação do PSF do Jardim Brasil. Uma nova unidade de saúde será construída em Itaici, junto ao pátio da antiga Estação de Trem e também na região do Cecap (o prédio da unidade será demolido para a construção de um novo). Neste ano também está prevista a reforma do Ambulatório de Saúde da Mulher – UBS 7, no Jardim Morada do Sol, cujo projeto arquitetônico está em andamento. Estão previstos também as ampliações do PSF do Jardim do Sol e do PSF do Parque Indaiá.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.