Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

3/2/2014 - Indaiatuba - SP

Tem início terceira turma do curso de operações especiais da Guarda Municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Defesa e Cidadania realizou, na segunda-feira (3), na sede da corporação, a abertura do Curso de Operações Especiais (Coesp) para a terceira turma. São 20 guardas, sendo 16 de Indaiatuba, dois de Itu e dois de Capivari que receberão as instruções durante os próximos 20 dias.
 
A chefe de Divisão de Ensino e Treinamento, subinspetora Marilsa Aparecida de Sousa, destacou a importância do curso e o fato de todos serem voluntários. “Quero agradecer a participação de todos, pois esse é um curso no qual os integrantes participam de maneira voluntaria, ou seja, ninguém está aqui porque foi obrigado e sim se dispôs a participar”, recorda.
 
Já o diretor da GM, Mário Sérgio Zombine, solicitou a todos dedicação. “Aproveitem ao máximo o curso, pois todos da corporação queriam estar aqui e tenho certeza que vocês vão se dedicar ao máximo no aprendizado”, acredita.
 
O chefe do Gabinete do prefeito e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto, salientou que a Prefeitura não tem medido esforços para oferecer o que há de mais moderno em treinamento e equipamento para a Guarda Municipal. “O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) sempre nos deixou muito a vontade para buscar o que há disponível em tecnologia para segurança e aperfeiçoamento para os Guardas Municipal e dentro das condições do município estamos proporcionando o que há de melhor para a corporação”, informa.
 
CAPACITORES
 
Prova do que o secretário de Defesa e Cidadania diz é o curso feito por dois Guardas Municipais no final de 2012 com uma Swat. Nos Estados Unidos, a Swat (Special Weapons and Tactics), em tradução livre, “Armas e Táticas Especiais” é a denominação de unidades policiais altamente especializadas, treinadas para reduzir o risco em situações de emergência.
 
Os GMs 3ª Classe Adeildo Ribeiro de França e Márcio Fabiano Gomes da Silva são multiplicadores do aprendizado obtido no 14º Swat Brasil, em dezembro de 2012. “Esses dois GMs estiveram participando desse treinamento ministrado por integrantes da Swat para forças policiais brasileiras e nós fizemos questão de enviá-los para que sejam multiplicadores do aprendizado dentro da Guarda Municipal”, completa. “Também seguindo uma filosofia do prefeito Reinaldo Nogueira de integração com os municípios vizinhos sempre abrimos vagas para GMs da região e nesse curso estamos tendo a honra de receber Guardas de Itu e Capivari”, relata.
 
Entre as matérias aplicadas estão, inteligência artifical, condicionamento físico e tecnologia e segurança. Ainda serão passadas noções de direito penal e processual; preservação de local de crime e policiamento estratégico, entre outros.
 
Estiveram presentes o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro (PTB); o secretário adjunto de Defesa e Cidadania, Sandro Bezerra Lima; o diretor de Gestão Estratégica, Mário Vagner de Lima Luz e o chefe da Divisão Administrativa, inspetor chefe Daniel Bueno. Também participaram o diretor da GCM de Itu, Clemente Bortoleto Filho e o corregedor da GM de Capivari, Marcelo Pavan.
 
TURMAS
 
Na primeira turma que participou do curso entre janeiro e março de 2013, outros 21 guardas integraram a equipe. Deles, 14 eram de Indaiatuba, cinco de Capivari e dois de Hortolândia. A segunda turma ocorreu em abril de 2013 com mais 14 de Indaiatuba, quatro de Hortolândia e três de Capivari.
 
MÉRITO DA CORPORAÇÃO
 
Antes da aula inaugural, a Secretaria de Defesa e Cidadania realizou a entrega de medalhas e barretas do Mérito da Corporação para os Guardas Municipais. A condecoração foi criada pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PDT), por meio da Lei Municipal 6.196 de 08 de outubro de 2013. O objetivo é premiar os integrantes da carreira da Guarda Municipal que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, prestaram bons serviços à corporação durante dez (10), vinte (20), vinte e cinco (25), trinta (30) e trinta e cinco anos (35), ininterruptos ou não.
 
Além da medalha, os agraciados recebem uma barreta que deve ser usada no uniforme e um certificado de mesmo valor condecoroso. Também foram entregues portaria de elogio aos GMs que se destacaram em ocorrências.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.