1/2/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde implantou recentemente testes rápidos de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) do município. Trata-se de uma ação do componente de pré-natal da Rede Cegonha, estratégia instituída pelo Governo Federal visando ampliar a rede de assistência às gestantes e assegurar o planejamento reprodutivo bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento do bebê.
A Secretaria Municipal de Saúde investiu R$ 1.800 na aquisição dos testes, cujo resultado fica pronto cinco minutos após a coleta da urina. O secretário da pasta, Dr. José Roberto Stefani, aponta o início imediato do pré-natal como o principal benefício do teste. “O novo procedimento irá substituir os exames de sangue, utilizados até então para detectar a gravidez. Imediatamente após confirmação do resultado positivo, a unidade de saúde já irá orientar a usuária sobre o pré-natal e agendar consulta com um ginecologista/obstetra para o início do acompanhamento médico. Este é mais uma ferramenta de que dispomos para ampliar o acesso e melhorar a qualidade do pré-natal, proporcionando, consequentemente, a redução da mortalidade infantil.”, disse.
O Ministério da Saúde orienta que o teste rápido de gravidez seja feito somente quando verificado atraso menstrual igual ou superior a sete dias. O órgão federal preconiza que a primeira consulta de pré-natal seja feita em até 16 semanas de gestação.
UTI
A Secretaria de Saúde começou a receber em dezembro de 2011 o recurso de complementação do valor da diária de UTI adulto obstétrica e dos quatro leitos de UTI neonatal, que também é parte da estratégia da Rede Cegonha. O Ministério da Saúde repassará anualmente ao município R$ 527.702,40 divididos em parcelas mensais.
Até então os leitos de UTI, mantidos pela Prefeitura de Indaiatuba por meio de convênio com o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), eram custeados pela Secretaria de Saúde. Com este auxílio financeiro a pasta passou a investir em outros segmentos da média e alta complexidade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.